O que é Odontologia Miofuncional?

O que é Odontologia Miofuncional?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Odontologia Miofuncional tem se popularizado significativamente no Brasil e no restante do mundo nos últimos anos. Criada na Austrália, ela propõe uma nova abordagem para distúrbios diversos, desde questões de ordem ortodôntica até distúrbios respiratórios do sono e outros.

O foco dessa nova filosofia de tratamento é a reeducação dos músculos orofaciais do paciente para corrigir maus hábitos (como respiração bucal, deglutição atípica e o posicionamento incorreto da língua dentro da boca). Dessa forma, ela atua diretamente na verdadeira causa dos problemas, em vez de focar somente nos seus sintomas.

O resultado dessa nova abordagem é um índice menor de recidiva, uma vez que a origem dos problemas foi tratada. Siga a leitura para entender a explicação para isso e como a Odontologia Miofuncional pode ajudar!

Por que grande parte dos tratamentos ortodônticos tradicionais têm alto índice de recidiva?

Pela própria arquitetura natural da oclusão humana, todos os tratamentos ortodônticos estão passíveis de recidiva (ela ocorre em até 90% dos casos após a remoção dos aparelhos tradicionais e quando não há o uso de contenção). Afinal, a própria lógica de tratamentos com aparelhos ortodônticos convencionais é o que explica esse fenômeno.

Um aparelho convencional funciona ao exercer uma pressão específica em uma direção, forçando o correto alinhamento dos dentes do paciente. O que acontece é que os movimentos funcionais da mandíbula (como mastigação, deglutição e outros) também causam pressões específicas. Portanto, os hábitos miofuncionais dos pacientes podem fazer com que o progresso alcançado no tratamento seja perdido em pouco tempo. 

Considerando que 75% das pessoas têm sinais de maloclusões e desenvolvimento facial incorreto, é natural que elas possuam maus hábitos funcionais que vão causar (ou no mínimo facilitar) a recidiva após o tratamento convencional.

É por isso, também, que muitos ortodontistas usam as contenções como solução para os pacientes, especialmente as removíveis para facilitar a higienização e evitar outros problemas. 

Infelizmente, as contenções não são soluções agradáveis ou convenientes para os pacientes. Além de exigir supervisão constante e ter a possibilidade de acúmulo de placa, elas são desconfortáveis de usar e isso dificulta que haja colaboração do paciente para evitar a recidiva.

Portanto, é muito mais eficiente que os Ortodontistas e Dentistas possam atuar diretamente na causa dos problemas ortodônticos e odontológicos dos seus pacientes: os maus hábitos miofuncionais. Afinal, se hábitos como deglutição atípica, o mau posicionamento da língua na boca ou a respiração bucal podem afetar profundamente o alinhamento dentário, corrigi-los pode reverter os danos e gerar benefícios mais duradouros.

O que é Odontologia Miofuncional?

A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento cujo objetivo é gerar a reeducação da musculatura orofacial, ou seja, corrigir maus hábitos miofuncionais, que são justamente a origem dos problemas ortodônticos que as pessoas enfrentam. 

Dentre as disfunções tratadas por ela estão a respiração bucal, a deglutição atípica e o posicionamento incorreto da língua.

Especialmente eficaz em crianças, que ainda estão no processo de desenvolvimento, a Odontologia Miofuncional consegue direcionar o crescimento e desenvolvimento das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular, o que permite o alinhamento e nivelamento natural dos dentes dos pacientes. 

A Odontologia Miofuncional traz benefícios para pacientes de todas as idades. Afinal, os maus hábitos podem ser percebidos e geram consequências negativas em qualquer momento da vida.

Atualmente, a Odontologia Miofuncional é praticada por dentistas no mundo inteiro, sendo cada vez mais implementada em território brasileiro. Sua abordagem consiste na combinação de exercícios para casos específicos e no uso de aparelhos intraorais desenvolvidos para diversas dentições. 

No total, o paciente precisa usá-los por algumas horas durante o dia e repetir os exercícios passados pelo seu dentista. O tratamento reeduca o paciente sobre seus maus hábitos miofuncionais e o ajuda a desenvolver práticas melhores. 

myobrace, sistema myobrace, odontologia miofuncional, especialista myobrace, como funciona o sistema myobrace, aparelhos myobrace, aparelhos ortodônticos, o que é myobrace, como ser um especialista myobrace, myobrace brasil, ortodontia

Quais problemas a Odontologia Miofuncional trata?

A Odontologia Miofuncional é adequada para o tratamento das disfunções que causam o desenvolvimento facial incorreto.

Normalmente, a Odontologia Miofuncional é mais aplicada para reeducar a musculatura e os maus hábitos miofuncionais de modo a alcançar benefícios na saúde integral do paciente. 

Ela não vai efetivamente alinhar os dentes, mas sim trabalhar a musculatura que, naturalmente, permitirá o correto crescimento dos maxilares, dando espaço para que os dentes se acomodem organicamente e fiquem adequadamente alinhados e nivelados.

Isso faz com que os tratamentos miofuncionais sejam adequados para casos de:

  • problemas ortodônticos (sobremordida, mordida aberta ou cruzada, prognatismo, diastema);
  • distúrbios respiratórios do sono (ronco, Apneia Obstrutiva do Sono);
  • bruxismo;
  • disfunção da articulação temporomandibular.

Todos os problemas causados por maus hábitos miofuncionais podem ser tratados com a Odontologia Miofuncional.  Por exemplo, o mau desenvolvimento da musculatura orofacial facilita que os músculos da garganta e a língua pressionem a traqueia durante o sono, obstruindo-a e causando a parada respiratória da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.

Com os corretos hábitos miofuncionais, é possível fortalecer essa musculatura e impedir que ela pressione a traqueia durante o estágio de relaxamento natural do sono, o que evita a Apneia do Sono e, em muitos casos, pode até acabar ou diminuir o ronco (um sintoma da flacidez dessa musculatura). Existem estudos que mostram a eficácia do tratamento miofuncional nesse sentido.

Como trabalhar com a Odontologia Miofuncional?

Para aplicar a Odontologia Miofuncional em sua prática profissional, é necessário estudar o assunto para se capacitar adequadamente, diagnosticar e tratar as disfunções dos pacientes.

A principal marca no Brasil e no mundo a promover a Odontologia Miofuncional é a Myobrace®. Seus aparelhos e exercícios desenvolvidos pelos principais pesquisadores e cientistas australianos já são usados no mundo todo há mais de 30 anos, com resultados que falam por si só.

Além do trabalho prático realizado em consultórios no mundo todo, a empresa faz parte do grupo Myofunctional Research Co., que também lidera e publica diversos estudos na área da Odontologia Miofuncional, ajudando a avançar o campo e trazer mais benefícios para as pessoas.

Se você quer aprender mais profundamente sobre a Odontologia Miofuncional e como o Sistema Myobrace® pode ser usado em sua prática profissional, incluindo como se especializar para usá-lo no dia a dia.

myobrace, sistema myobrace, odontologia miofuncional, especialista myobrace, como funciona o sistema myobrace, aparelhos myobrace, aparelhos ortodônticos, o que é myobrace, como ser um especialista myobrace, myobrace brasil, ortodontia

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente