Um dos focos da Odontologia Miofuncional está na correção de maus hábitos miofuncionais para proporcionar maior qualidade de vida para o paciente. Isso é importante porque os maus hábitos podem gerar consequências significativas em várias partes do corpo, inclusive na postura corporal do paciente.
Se não detectados e tratados na infância, os hábitos miofuncionais negativos afetarão o desenvolvimento craniofacial do paciente, dando início a uma série de consequências que afetarão a qualidade de vida da pessoa.
Quer entender como os maus hábitos miofuncionais podem afetar a postura corporal do paciente e como a Odontologia Miofuncional explica essa relação? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O que são maus hábitos miofuncionais?
A etimologia da palavra miofuncional vem do termo grego “myós”, que significa “músculo”, e “functional”, do inglês “funcional”. Portanto, os hábitos miofuncionais são ações involuntárias envolvendo a utilização dos músculos, especialmente da musculatura orofacial, no caso da Odontologia Miofuncional.
Por musculatura orofacial, entende-se: os músculos da face, das bochechas, dos lábios e da língua. Assim, os hábitos miofuncionais são aqueles envolvendo a utilização desses músculos.
Alguns desses hábitos são negativos (como a deglutição atípica, respiração bucal e posicionamento incorreto da língua), causando impactos no desenvolvimento craniofacial da pessoa. A consequência disso é que, dependendo de cada caso, pode haver uma modificação na postura corporal do paciente para se adaptar.
Como a Odontologia Miofuncional explica alterações na postura corporal?
O principal mau hábito miofuncional a causar mudanças na postura corporal das pessoas é a respiração bucal, que também afeta profundamente o desenvolvimento das estruturas craniofaciais e pode ser a explicação para o surgimento de Distúrbios Respiratórios do Sono no futuro.
Quando uma pessoa mantém o hábito de respirar pela boca constantemente, ela pode desenvolver a Síndrome do Respirador Bucal (SRB). Se for presente na fase de crescimento da criança, a Síndrome pode alterar o seu desenvolvimento craniofacial, o que causa mudanças significativas em diversas estruturas e sistemas da região crânio-cérvico-orofacial (além de ter outras consequências, como a modificação da morfologia dentofacial e das funções estomatognáticas).
Isso significa, portanto, que o mau hábito miofuncional de respirar pela boca na infância, se nunca for tratado durante o desenvolvimento da criança, poderá resultar em alterações na postura corporal da pessoa.
Veja a seguir algumas das mudanças na postura corporal que a Síndrome da Respiração Bucal pode causar!
Cabeça mal-posicionada
Para facilitar a respiração pela boca, a cabeça do paciente com SRB fica posicionada para frente, para encurtar o ligamento mediastino do diafragma e adaptar a angulação da laringe para que o ar possa ir até os pulmões mais rapidamente.
Além do posicionamento da cabeça, o mau hábito miofuncional também altera a tensão da musculatura orofacial para manter a boca entreaberta (com o lábio superior retraído e com uma postura de lábios entreabertos).
Com a cabeça mal-posicionada em relação ao pescoço, a coluna precisa se adaptar, retificando a cervical e impulsionando a mandíbula para frente. Isso, aumenta a lordose cervical e cria a necessidade de vários movimentos de adaptação no restante da postura corporal para garantir que o corpo tenha mais equilíbrio.
Ombros “enrolados” e escápulas elevadas
Devido ao mau posicionamento da cabeça e do pescoço, o restante do corpo precisa se adaptar para gerar uma postura corporal equilibrada e confortável. Isso normalmente significa que os ombros caem um pouco e se curvam para dentro do peito, fazendo com que as escápulas nas costas fiquem mais elevadas.
Tórax comprimido
As consequências do mau hábito miofuncional de respirar pela boca na postura corporal são sequenciais: uma causa a outra. Por exemplo, o fato dos ombros se curvarem para dentro para melhor acomodar a cabeça na posição errada faz com que o tórax da pessoa fique um pouco comprimido.
Na prática, a capacidade respiratória é alterada e a sua respiração fica mais rápida e curta, diminuindo o volume da corrente de ar inspirado. O resultado desse processo é uma deficiência de oxigênio no organismo da pessoa com SRB.
Abdomen mais protuberante
A musculatura abdominal, dentre outras funções, contribui para o processo de respiração e para a fala no corpo humano. Se a respiração da pessoa com o mau hábito miofuncional de respirar pela boca é mais rápida e curta, isso significa que o músculo reto abdominal (acionado no momento da ingestão de ar) ficará mais desenvolvido, o que gerará um abdomen mais protuberante.
Não são todos os casos de pessoas com respiração bucal que apresentam o abdomen mais saliente, mas é uma possibilidade dependendo de cada contexto.
Curvatura da coluna
Considerando todos os fatores mencionados, não é incomum ver adolescentes com Síndrome da Respiração Bucal apresentando curvaturas na coluna vertebral durante o início da puberdade e seu desenvolvimento musculoesquelético.
Além das curvaturas, todas as alterações no corpo causadas pela respiração bucal também ocasionam um aumento da lordose lombar e da anteversão da pelve, que consiste em um movimento onde a parte superior da pelve se posiciona para frente, enquanto a parte inferior fica virada para baixo.
É possível corrigir as mudanças na postura corporal?
A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento focada na correção de maus hábitos miofuncionais e no desenvolvimento adequado da musculatura orofacial. Portanto, ela pode ajudar a corrigir as mudanças na postura corporal de um paciente com Síndrome de Respiração Bucal justamente ao atuar na reeducação da sua respiração.
Normalmente, como a postura corporal é muito afetada pelo crescimento e desenvolvimento adequado da estrutura craniofacial, o tratamento miofuncional traz melhores resultados quando o paciente é mais jovem e, portanto, com um potencial de desenvolvimento maior.
No entanto, pacientes adultos com SRB também podem obter excelentes resultados, corrigindo o mau hábito miofuncional da respiração bucal e adquirindo maior qualidade de vida no processo.
Uma das principais representantes da Odontologia Miofuncional no Brasil é a Myobrace®, uma empresa australiana presente em nosso país há 19 anos.
A marca é responsável pelo desenvolvimento do Sistema Myobrace®, que usa uma série de exercícios específicos aliados ao uso de aparelhos miofuncionais para reeducar o portador da Síndrome de Respiração Bucal para que ele passe a respirar pelo nariz.
O Sistema Myobrace® pode ajudar pacientes a alcançar uma melhor postura corporal, obtendo melhor qualidade de vida ao corrigir a respiração bucal e começar a respirar pelo nariz.
Quer ver mais detalhes sobre como os tratamentos com Myobrace® funcionam? Então clique aqui para ler um artigo especial sobre o assunto agora mesmo!