Odontologia Miofuncional: conheça os tratamentos com Myobrace®

Odontologia Miofuncional: conheça os tratamentos com Myobrace®

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Odontologia Miofuncional é uma das grandes tendências em crescimento na Odontologia. Uma das marcas que lidera esse crescimento, no momento, é a Myobrace®, criada na Austrália, mas com presença  em muitos países, inclusive aqui.

Isso acontece porque a Odontologia Miofuncional oferece aos profissionais dentistas de qualquer especialidade uma ferramenta que, antes, eles não tinham: a capacidade de agir diretamente na causa dos problemas de seus pacientes e resolver a questão com baixo índice de recidiva.

Quer aprender como a Odontologia Miofuncional funciona e quais são os tratamentos do Sistema Myobrace®? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que é a Odontologia Miofuncional?

A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento focada na reeducação da musculatura orofacial. Seu objetivo é identificar e corrigir maus hábitos miofuncionais, tratando assim a origem dos problemas ortodônticos sentidos pelos pacientes. Alguns desses maus hábitos incluem (mas não se limitam) a respiração bucal, interposição de língua, deglutição atípica e o posicionamento incorreto da língua na boca.

Com o apoio de aparelhos intraorais específicos e com exercícios e técnicas desenvolvidas para isso, a Odontologia Miofuncional reeduca o paciente, eliminando os maus hábitos e permitindo o correto desenvolvimento das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular, além do adequado fortalecimento da musculatura orofacial. 

As consequências disso podem ser sentidas de muitas formas, normalmente tomando forma em uma oclusão melhor em pacientes de todas as idades.

É importante entender que a Odontologia Miofuncional não é uma forma de alinhar os dentes dos pacientes, embora esse seja o resultado final em muitos casos. Os aparelhos miofuncionais, como os da Myobrace®, não são alinhadores

O que acontece é que problemas ortodônticos são causados pelos maus hábitos miofuncionais, que geram o desenvolvimento orofacial incorreto. Um exemplo é o apinhamento dentário, que está relacionado a maus hábitos miofuncionais como a respiração bucal, língua baixa e deglutição atípica. 

Enquanto as técnicas tradicionais focam somente nos dentes, o que a Odontologia Miofuncional faz é trabalhar na reeducação da musculatura orofacial e na correção de maus hábitos, como a respiração bucal, posicionamento incorreto da língua e deglutição atípica. Além disso, também direciona o crescimento e desenvolvimento das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular e ajuda pacientes de todas as idades a alcançar o alinhamento e nivelamento natural dos dentes.

A Odontologia Miofuncional é muito eficaz para tratar a origem de problemas ortodônticos como: 

  • Sobremordida;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada;
  • Prognatismo;
  • Diastema.

Além disso, ela também é muito eficaz para trabalhar com problemas que, à primeira vista, não têm relação com os hábitos miofuncionais. Alguns exemplos são distúrbios respiratórios do sono, como o bruxismo e ronco, mas também as disfunções da Articulação Temporomandibular.

myobrace, sistema myobrace, como myobrace funciona, o que é myobrace, odontologia miofuncional, myobrace como funciona, myobrace brasil, aparelhos myobrace, myobrace funciona, myobrace adulto, myobrace criança, entenda myobrace, Myobrace®

A principal vantagem da Odontologia Miofuncional em relação aos tratamentos ortodônticos tradicionais é o seu baixo índice de recidiva. Segundo estudos, a recidiva em tratamentos ortodônticos tradicionais chega a 90% (se nenhuma contenção for utilizada). 

Isso significa, na prática, que 9 em cada 10 pacientes precisarão de novos tratamentos em algum tempo ou precisarão usar contenções desconfortáveis na boca para sempre.

A Odontologia Miofuncional evita isso ao tratar diretamente a causa do problema e não apenas o seu sintoma. Com o desenvolvimento de novos hábitos miofuncionais, a causa daquelas situações não existe mais, trazendo mais estabilidade para o tratamento.

Quais são os tratamentos do Sistema Myobrace®?

Agora que entendemos o que é Odontologia Miofuncional, é importante entender como funciona o Sistema Myobrace®. Ao entender os tratamentos disponíveis, os dentistas podem ter mais ferramentas para ajudar seus pacientes de todas as maneiras possíveis.

No geral, um tratamento Myobrace® funciona com um diagnóstico inicial do problema, seguido do seu tratamento propriamente dito e uma avaliação final para analisar os resultados obtidos.

Após o correto diagnóstico do problema, o tratamento consiste em dois processos básicos: o uso de aparelho Myobrace® e a prática de exercícios e técnicas para estimular os hábitos miofuncionais corretos.

Os aparelhos Myobrace® são fabricados com silicone cirúrgico, um material que é muito mais confortável e macio do que os aparelhos ortodônticos tradicionais. Isso melhora o nível de aceitação do tratamento.

Cada aparelho Myobrace® é recomendado de acordo com a dentição do paciente. Além disso, eles contam com dispositivos específicos para diferentes casos, como estimular o correto posicionamento da língua ou corrigir a deglutição atípica. O objetivo é ajudar o usuário a desenvolver hábitos corretos.

A orientação geral sobre os tratamentos Myobrace® é que o aparelho deve ser usado todos os dias por cerca de 1 a 2 horas, dependendo de cada caso, e à noite enquanto dorme. Um ponto interessante é que o paciente não precisa usar o aparelho de 1 a 2 horas por dia sem interrupção. Ele pode utilizá-los por 15 minutos, depois tirar, voltar a colocar por meia hora e depois repetir o processo, por exemplo.

O segundo componente em questão são os exercícios miofuncionais que devem ser ensinados pelo dentista para os pacientes e realizados todos os dias. A cada nova consulta, o dentista deve avaliar os resultados e passar novos exercícios para substituir os anteriores.

Os principais objetivos do tratamento com Myobrace® são conseguir que o paciente passe a respirar pelo nariz, em vez de respirar pela boca, além de alcançar a correta posição de repouso da língua e reeducação dos músculos orofaciais para um funcionamento adequado. Isso é conquistado com treinamento para que a musculatura seja reeducada naturalmente.

Cada tratamento Myobrace® é dedicado a uma dentição específica (crianças, adolescentes, jovens e adultos) ou para tratamento de problemas específicos, como a DTM e os distúrbios respiratórios do sono.

Os tratamentos Myobrace® são normalmente compostos de 3 estágios de aparelhos projetados para cada etapa do tratamento. Cada estágio é um pouco mais intenso, mas o desconforto no uso dos aparelhos é muito reduzido, tanto pelo seu material confortável, quanto pela própria natureza do tratamento. 

Isso garante maior aceitação por parte dos pacientes, o que resulta em mais colaboração nos exercícios, uso e efeitos mais perceptíveis.

Agora que você viu o que é a Odontologia Miofuncional e como o Sistema Myobrace® funciona, já está mais preparado para entender se essa filosofia de tratamento é adequada ou não para a sua prática profissional.

Se você considerar que a Odontologia Miofuncional e a Myobrace® podem ajudar os seus pacientes, que tal se preparar para poder usá-las em seu consultório?

myobrace, sistema myobrace, odontologia miofuncional, especialista myobrace, como funciona o sistema myobrace, aparelhos myobrace, aparelhos ortodônticos, o que é myobrace, como ser um especialista myobrace, myobrace brasil, ortodontia

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente