Aparelhos Miofuncionais: o que são e quais os tipos existentes

Aparelhos Miofuncionais: o que são e quais os tipos existentes

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O aparelho miofuncional é parte importante do tratamento da Odontologia Miofuncional, é também uma nova abordagem odontológica que vem se popularizando cada vez mais no Brasil, apesar de já ter certa tradição em outros países do mundo. 

Para muitos especialistas na área, no entanto, tanto os aparelhos miofuncionais, como toda a Odontologia Miofuncional, ainda causam certas dúvidas. Afinal, apesar de já estar no Brasil há duas décadas, essa filosofia de tratamento ainda é novidade para muitos.

Quer entender como um aparelho miofuncional atua na prática, quais seus benefícios e o que esperar de um tratamento do tipo com os seus pacientes? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que é e como funciona um aparelho miofuncional?

Para explicar como funciona um aparelho miofuncional, apresentaremos os aparelhos da Myobrace®, a maior especialista no assunto. A Myobrace® é uma linha específica da Myofunctional Research Co., uma empresa fundada na Austrália que já atua há muitos anos com a Odontologia Miofuncional e tem presença em muitos países do mundo, inclusive aqui no Brasil. Ela desenvolve os aparelhos mais modernos usados na área, por isso é adequado usá-los como exemplo para entender melhor o funcionamento da Odontologia Miofuncional.

Os aparelhos miofuncionais da Myobrace® são pré-fabricados. Em sua maioria, são confeccionados em silicone médico, que tem uma textura bem macia e garantem uma experiência de uso mais confortável do que aparelhos ortodônticos comuns, que são mais ásperos, duros e desconfortáveis.

Os aparelhos miofuncionais estimulam o desenvolvimento de hábitos miofuncionais corretos, que é justamente o objetivo do tratamento. Para entender como isso funciona, precisamos compreender qual é o cerne da Odontologia Miofuncional.

A Odontologia Miofuncional é uma nova filosofia de tratamento odontológico focada na reeducação da musculatura orofacial. Seu objetivo é reeducar o paciente em seus hábitos miofuncionais para tratar os problemas odontológicos na sua origem e não nos seus sintomas.

Assim, o aparelho miofuncional tem como objetivo a obtenção da correta respiração pelo nariz em vez da respiração bucal, o posicionamento adequado da língua na boca e a reeducação dos músculos orais para que funcionem do jeito certo.

Além da obtenção desses hábitos orais corretos, os aparelhos miofuncionais também exercem forças leves e intermitentes nos dentes para ajudá-los a se alinharem na posição natural. Todavia, eles não exigem o uso de bráquetes ou extensões.

Os aparelhos miofuncionais podem contar com dispositivos específicos pensados para certas questões ou contextos. Dependendo do caso, eles podem ter pequenos espaços para acomodar bráquetes (caso o paciente já utilize Ortodontia fixa, por exemplo). 

Eles também podem ter certas protuberâncias para desestimular hábitos orais negativos, ensinando o paciente tanto de forma subconsciente, durante o sono, como de forma consciente, quando do uso acordado, a não cometer estes maus hábitos. Por exemplo, o aparelho pode ter um pequeno dispositivo que orienta uma movimentação muscular correta ao engolir saliva ou para repousar a língua na posição correta.

Em um tratamento Myobrace® padrão, os aparelhos miofuncionais são utilizados, em média,1 hora por dia, podendo ser usados de forma intervalada. Por exemplo, o paciente pode usar o aparelho por 15 minutos, depois tirar. Usar novamente por mais 30 minutos e retirar. Depois colocá-lo por mais 15 minutos até completar o período recomendado.

Além dessa utilização diurna, o aparelho miofuncional deve ser usado sempre que o paciente for dormir. Isso porque ele ajuda bastante no combate aos maus hábitos miofuncionais que fazemos mesmo inconscientes. No entanto, como são de um material confortável, não há incômodo em usá-los durante o repouso noturno.

Cada tratamento Myobrace® conta com alguns estágios diferentes. Cada estágio é marcado por um novo aparelho miofuncional, onde no primeiro se busca a correção dos maus hábitos miofuncionais e a garantia de maior conforto, para depois trabalhar a expansão dos arcos. Por fim, o sistema foca na contenção muscular, avançando o tratamento até ele ser finalizado.

myobrace, sistema myobrace, odontologia miofuncional, especialista myobrace, como funciona o sistema myobrace, aparelhos myobrace, aparelhos ortodônticos, o que é myobrace, como ser um especialista myobrace, myobrace brasil, ortodontia

Quais são os tipos de aparelhos miofuncionais?

Existem diferentes tipos de aparelhos miofuncionais de acordo com cada tratamento realizado. Seguindo o Sistema Myobrace® como base, cada dentição pede um aparelho diferente.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Sistema Myobrace® for Juniors: é composto pelos aparelhos Myobrace® J, destinados a crianças na dentição decídua. Eles são projetados para corrigir hábitos negativos, ajudar a desenvolver a maxila, além de alinhar os dentes em sua posição natural;
  • Sistema Myobrace® for Kids: é composto pelos aparelhos Myobrace® K, focados nos mesmos objetivos citados anteriormente, mas dedicados a crianças na dentição mista;
  • Sistema Myobrace® for Teens: é composto pelos aparelhos Myobrace® T, focados em adolescentes que estão no desenvolvimento da dentição permanente;
  • Sistema Myobrace® for Adults: é dedicado a pessoas na dentição permanente e composto pelos aparelhos Myobrace® A. O foco do sistema para adultos é trabalhar para corrigir os maus hábitos miofuncionais do paciente e ganhar mais qualidade de vida.

Além desses aparelhos básicos, a Myobrace® ainda conta com algumas variações específicas para certos usos. Um exemplo é o Myobrace® for Braces, adaptado para acomodar o uso de bráquetes, caso o paciente já os utilize. 

Outro exemplo que vale mencionar é a linha i-3 da Myobrace®, focada em ser uma opção não-invasiva de tratamento para maloclusões de Classe III. Seu uso começa focado na correção de hábitos, estabelecendo a respiração pelo nariz (já que a respiração bucal é uma das principais causa das maloclusões de Classe III). Depois desse objetivo alcançado, o paciente usa o segundo aparelho do sistema, que permanece corrigindo os maus hábitos, porém atua também no ganho de expansão dos arcos, usando para isso a tecnologia Dynamicore que atua como uma Grade de Frankel,exercendo forças leves para ganhar expansão dos arcos. 

Por fim, o último estágio do tratamento tem como objetivo completar a correção dos hábitos, proporcionar um alinhamento natural final e auxiliar na contenção muscular.

Além da Myobrace®, a Myofunctional Research Co. conta também com outras linhas de aparelhos focadas em diferentes problemas. Um exemplo é o Sistema Myosa®, dedicado a tratar as causas dos Distúrbios Respiratórios do Sono, como Ronco e Apneia, além das Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM). O Sistema Myosa® conta com aparelhos específicos para pacientes em dentição decídua, mista ou permanente. 

O Sistema Myosa® possui ainda em sua linha os aparelhos Myosa TG e TGH, destinados a quem tem bruxismo e quer proteger os dentes para que eles não sofram danos durante o sono.

Outra linha da Myofunctional Research Co. é a MyoTalea®, a primeira linha de aparelhos miofuncionais intra-orais de exercícios ativos do mundo. Ela é dedicada a fortalecer os músculos da língua, dos lábios e da mandíbula, cujo pouco tônus está intimamente ligado com o desenvolvimento das maloclusões, das DTMs e dos Distúrbios Respiratórios do Sono, como o Ronco e a Apneia.

Só entender quais são os principais aparelhos miofuncionais do mercado não é o suficiente para poder usá-los para ajudar seus pacientes. Afinal, o tratamento miofuncional não é realizado apenas com eles, mas também com a execução de diversos exercícios miofuncionais por parte dos pacientes.

Essas atividades miofuncionais são vitais para que haja a reeducação dos hábitos orais do paciente, além do estímulo correto para o tônus da musculatura orofacial. Os exercícios devem ser ensinados pelo profissional ao seu paciente conforme ele avança pelos estágios do tratamento.

O tratamento com a Odontologia Miofuncional (a combinação desses exercícios com os aparelhos Myobrace®) pode ser uma ferramenta extra em seu consultório para atuar na raiz dos problemas apresentados pelos seus pacientes, em vez de focar seus esforços apenas nos sintomas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia mais artigos do nosso blog agora mesmo!

myobrace, sistema myobrace, odontologia miofuncional, especialista myobrace, como funciona o sistema myobrace, aparelhos myobrace, aparelhos ortodônticos, o que é myobrace, como ser um especialista myobrace, myobrace brasil, ortodontia

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente