Alcançar sucesso em um consultório odontológico não é tarefa fácil. Existem muitos desafios naturais da administração de um negócio e esse segmento em particular conta com alguns desafios especiais.
Por exemplo, cerca de 6 em cada 10 empresas do país acabam fechando as portas em apenas 5 anos de atuação profissional. Some isso ao fato do Brasil ter o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo e temos um mercado mais recheado (e perigoso) do que o normal. Por isso, é vital ter um plano para alcançar sucesso com um consultório odontológico — e a Odontologia Miofuncional tem um papel essencial nisso.
Quer saber como? Siga com atenção a leitura do artigo abaixo e veja 5 maneiras que a Odontologia Miofuncional ajuda seu consultório odontológico a alcançar mais sucesso!
1. Amplie o leque de casos que você pode atender em seu consultório odontológico
O primeiro benefício que a Odontologia Miofuncional garante a um consultório odontológico é a capacidade de atender um leque maior de casos do que atualmente. Isso vale tanto para quem é cirurgião-dentista, quanto para quem é ortodontista, ortopedista ou odontopediatra.
Como a Odontologia Miofuncional atua na correção de maus hábitos e no adequado desenvolvimento das estruturas orofaciais de forma natural, ela pode ser usada no tratamento de uma série de condições e distúrbios bem específicos — e que podem estar longe do seu alcance hoje.
Por exemplo, a Apneia do Sono é um Distúrbio Respiratório do Sono que pode ser desenvolvido por quem respira pela boca. Assim, um paciente que é respirador bucal pode ser tratado usando a Odontologia Miofuncional.
Além da Apneia do Sono, outros DRS como bruxismo, ronco e alguns casos de enurese noturna também podem ser tratados com a Odontologia Miofuncional, bem como Desordens da ATM e a origem de maloclusões.
2. Reduza o seu tempo de cadeira, permitindo atender mais clientes
Para uma clínica odontológica, um longo tempo de cadeira significa menos faturamento e menos tempo para crescer. O número total de pacientes que você pode atender em um dia é o resultado de uma conta de divisão simples: o total de horas trabalhadas e o seu tempo médio de cadeira. Portanto, se você trabalhar 8 horas e cada paciente levar, em média, 1 hora para ser atendido, seu potencial máximo de atendimento é de 8 pacientes por dia.
Logo, o seu “faturamento diário máximo” é o resultado desses 8 pacientes por dia multiplicado pelo seu valor médio da sua consulta.
Se você quer faturar mais, precisa ir por dois caminhos, ou ambos, preferencialmente: precisa fechar mais tratamentos e reduzir o tempo de cadeira, para conseguir atender mais pacientes por dia.
A Odontologia Miofuncional permite que você reduza bastante o seu tempo de cadeira ao facilitar o contato entre cirurgião-dentista e paciente. Na prática, os tratamentos exigem acompanhamentos bem rápidos e fáceis, consistindo basicamente em sessões com o aprendizado de novos exercícios miofuncionais e, em alguns casos, entregar novos aparelhos na mudança de fase do tratamento.
Inclusive, há possibilidade de deixar apenas que um ajudante ou secretária odontológica passe os novos exercícios para os pacientes, reduzindo ainda mais o tempo de cadeira.
Para Odontopediatras, uma boa ideia é reunir vários pacientes em um único horário para que o processo de aprendizado dos novos exercícios se torne uma atividade lúdica e divertida. Isso não só ajuda no engajamento com o tratamento, como otimiza ainda mais o tempo de cadeira.
3. Garanta um diferencial significativo em um mercado competitivo
A Odontologia Miofuncional oferece um diferencial para os profissionais, algo que os separa dos outros cirurgiões-dentistas e profissionais especializados do mercado. Lembre-se de que o Brasil é o país com o maior número de profissionais nesse segmento, o que significa que há muita concorrência na área.
Por isso, é essencial que a sua clínica odontológica tenha um diferencial que te permita tratar mais pacientes.
Além de mais clientes em potencial, a Odontologia Miofuncional também é um poderoso argumento para fechar mais tratamentos. Afinal, seus benefícios são significativos: ao atuar na correção de maus hábitos, ela trata a causa dos problemas e distúrbios e não somente os sintomas.
Assim, há um argumento mais poderoso para conseguir fechar o tratamento, algo que outros cirurgiões-dentistas sem a Odontologia Miofuncional não têm. Obviamente, isso significa uma taxa de fechamentos maior, o que garante um incremento no faturamento da sua clínica.
4. Aumente a sua reputação com os benefícios da Odontologia Miofuncional
Outro benefício que a Odontologia Miofuncional traz para um consultório odontológico é um aumento na reputação da clínica e dos profissionais que trabalham lá.
Afinal, a Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento que reduz a taxa de recidivas e garante a ajuda que pacientes procuram por anos e não conseguem.
Por exemplo, a taxa de recidivas em tratamentos com aparelhos fixos tradicionais é de 90% — quando não se usa contenções. A Odontologia Miofuncional atua na causa da maloclusão e, assim, reduz significativamente a taxa de recidivas.
Ao mesmo tempo, a Odontologia Miofuncional ajuda na detecção e tratamento de problemas que são comuns, mas de difícil diagnóstico, como as Desordens da DTM. Assim, em ambos os casos, o consultório odontológico ganha a reputação de ser um local onde “os problemas são resolvidos de verdade”.
5. Use a Odontologia Miofuncional para satisfazer e fidelizar clientes
Por fim, vale mencionar que a Odontologia Miofuncional é muito eficaz na resolução de problemas e, portanto, na satisfação das demandas dos pacientes. Aliás, as soluções miofuncionais são mais agradáveis para os pacientes do que as soluções tradicionais.
Um exemplo é o Sistema Myobrace®. Nele, o paciente precisa usar um aparelho durante aproximadamente 1 hora por dia + o período em que estiver dormindo, além de realizar exercícios diariamente. É, de fato, um tratamento mais agradável do que outras opções.
Além disso, a Odontologia Miofuncional permite fidelizar pacientes mais facilmente e, inclusive, receber mais recomendações. Ou seja, um paciente pode acabar resultando em 2, 3 ou mais indicações de novos pacientes. Esse é um ingrediente básico para o crescimento estável de um consultório odontológico.
Pronto! Deu para ver que a Odontologia Miofuncional ajuda seu consultório odontológico a crescer de 5 maneiras bem definidas e, obviamente, muito importantes. Com ela, você melhorará seu desempenho em todas as áreas vitais para o sucesso da sua atuação clínica: conseguirá mais pacientes, os fidelizará, melhorará sua reputação, terá um diferencial importante e menos tempo de cadeira.Gostou do que viu? Que tal aprender a usar essa filosofia de tratamento em pouco tempo? Para isso, faça nosso curso de Odontologia Miofuncional agora mesmo!