Os Distúrbios Respiratórios do Sono estão entre os problemas de maior prevalência na população. Para se ter uma ideia, apenas a apneia do sono afeta 1 bilhão de pessoas em todo o planeta, com o Brasil sendo o terceiro país com mais casos. Outros DRS, como o ronco e o bruxismo, são ainda mais comuns e alcançam mais pessoas.
Ao mesmo tempo em que esses distúrbios se tornam mais comuns, também cresce a responsabilidade de profissionais da saúde, especialmente da Odontologia, no combate a essas condições. Isso mesmo: já é consenso que o cirurgião-dentista tem papel vital no diagnóstico, prevenção e no tratamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono.
Quem pode ajudar nisso é a Odontologia Miofuncional e seu foco na correção de maus hábitos miofuncionais, especialmente na respiração bucal. Quer saber qual a relação com os DRS? Siga a leitura do artigo com atenção!
Como a Odontologia Miofuncional explica os Distúrbios Respiratórios do Sono?
A base científica da Odontologia Miofuncional está diretamente ligada à origem dos Distúrbios Respiratórios do Sono. Por isso, dominar essa filosofia de tratamento é uma maneira muito eficiente para tratar ronco, apneia do sono e bruxismo, além de enurese noturna em seu consultório.
A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento focada na correção de maus hábitos miofuncionais como a respiração bucal e no estímulo ao desenvolvimento adequado das estruturas orofaciais.
Sua principal ligação com os Distúrbios Respiratórios do Sono está justamente no mau hábito miofuncional já citado: a respiração bucal. Afinal, é esse mau hábito que é apontado como um dos principais fatores (se não o principal) no desenvolvimento de DRS.
Quando um paciente respira pela boca, ele influencia negativamente algumas áreas do seu corpo. Esse impacto causará mudanças e consequências que resultam no aparecimento dos Distúrbios Respiratórios do Sono.
Veja a seguir uma explicação básica de como o mau hábito da respiração bucal estimula o surgimento de Distúrbios Respiratórios do Sono como o ronco, a apneia, o bruxismo e a enurese noturna.
Ronco
O ronco é um Distúrbio Respiratório do Sono originado pela vibração dos tecidos moles das vias respiratórias causado pela passagem do fluxo respiratório. Logo, quanto mais flácida estiver a musculatura ou quanto maior a pressão do fluxo de ar causada pela obstrução das vias respiratórias, por exemplo, maior será a vibração.
A respiração bucal é uma das causas do ronco por vários motivos. O primeiro é que respirar pela boca diminui o tônus da musculatura orofacial, o que a torna mais flácida e faz com que ela vibre com maior facilidade.
Além disso, dormir com a boca aberta faz com que seja mais fácil uma possível obstrução das vias respiratórias, o que aumenta a pressão do fluxo de ar. Por consequência, a presença do ronco muito alto é mais comum.
Apneia do sono
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) tem como principal origem o mau hábito miofuncional da respiração bucal.
A respiração pela boca reduz o tônus da musculatura orofacial, além de deslocar a língua de posição dentro da boca. A consequência desse cenário é que a musculatura não consegue sustentar a mandíbula durante o sono e, tampouco, a língua se mantém dentro da boca. Tanto a mandíbula, quanto a língua, “caem” sobre a traqueia e obstruem a passagem do ar, causando a parada respiratória que caracteriza a apneia do sono.
Bruxismo
O bruxismo é uma parafunção oral caracterizada pelo ranger involuntário dos dentes. Esse distúrbio pode acontecer durante o dia, quando é chamado de bruxismo diurno, ou durante a noite, quando recebe o nome de bruxismo noturno.
Em ambos os casos, ele pode ser causado por estresse. No entanto, um dos principais motivos para os episódios de bruxismo noturno é a respiração bucal.
Quando o paciente respira pela boca constantemente, ele precisa dormir com a boca aberta para não interromper o seu fluxo respiratório. Por consequência, a boca fica seca.
O cérebro, então, promove uma simulação de mastigação para estimular a produção de saliva na boca. Essa “mastigação” gera o ranger dos dentes característico do bruxismo.
É importante ter em mente, também, que esse contexto de boca seca durante o sono é um cenário muito favorável à proliferação de bactérias, desenvolvimento de placa bacteriana e o aparecimento de cáries.
Enurese noturna
A enurese noturna pode ter muitas explicações diferentes, tanto do ponto de vista fisiológico, quanto psicológico. No entanto, em muitos casos, ela também está atrelada à respiração oral do paciente.
Quando a respiração acontece pelo nariz, o corpo humano produz Óxido Nítrico no seio paranasal. É ali que acontece a produção de cerca de 60% de todo o Óxido Nítrico do organismo, responsável por executar mais de 2.000 funções e reações.
Uma das principais funções do Óxido Nítrico é regular a quantidade de oxigênio no corpo. Essa substância pode aumentar em 18% a quantidade de concentração desse gás no sangue.
Quando há deficiência de oxigênio no corpo, possivelmente causada pela baixa produção de Óxido Nítrico, o cérebro tem dificuldade de realizar todas as tarefas que precisa fazer de modo involuntário. Isso inclui, claro, o controle da musculatura do sistema urinário em crianças.
Um estudo da UNIFESP mostrou a conexão entre a deficiência de Óxido Nítrico no corpo e a hiperatividade da bexiga nos pacientes.
Como a Odontologia Miofuncional atua nos Distúrbios Respiratórios do Sono?
Agora que entendemos como a Odontologia Miofuncional ajuda a explicar os Distúrbios Respiratórios do Sono, podemos compreender como ela atua nesses tratamentos.
Pela correção dos maus hábitos miofuncionais, é possível tratar os DRS de maneira eficiente, sistematizada e segura. É importante ter em mente que os Distúrbios Respiratórios do Sono não são doenças, mas sim efeitos naturais causados por alterações na respiração e no funcionamento dos músculos dos pacientes. Logo, ao corrigir os maus hábitos que geram essas alterações, os distúrbios deixam de aparecer.
Assim, um cirurgião-dentista ciente da sua responsabilidade perante os maus hábitos miofuncionais dos pacientes, especialmente o da respiração bucal, pode atuar no diagnóstico, na prevenção e no tratamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono.
Isso o capacita a atuar em uma área de gigantesca demanda, mas de pouco apoio médico à população.
Basta entender, por exemplo, que 55% das crianças no Brasil respiram pela boca. Se não tratadas na infância, invariavelmente desenvolverão os Distúrbios Respiratórios do Sono mencionados aqui.
Atualmente, a Odontologia Miofuncional é a melhor ferramenta para tratar Distúrbios Respiratórios do Sono ao corrigir maus hábitos miofuncionais, muitas vezes ainda na infância, antes que eles possam causar danos mais duradouros.Quer entender melhor como a Odontologia Miofuncional pode ser uma ferramenta poderosa em sua atuação clínica? Baixe o nosso eBook educativo e gratuito sobre a Odontologia Miofuncional agora mesmo!