Você deve receber, em seu consultório, muitos pacientes que buscam alinhar os dentes. Isso porque as maloclusões chamam bastante a atenção, já que são bastante visíveis para o paciente.
Porém, sabemos que muitas vezes o paciente não percebe alguns problemas relacionados à sua saúde bucal, por serem menos óbvios ou desconhecidos. Por exemplo, a respiração bucal, que pode ser mantida por anos sem ser notada ou levada a sério!
Isso traz um grande problema, já que a respiração bucal muitas vezes causa as maloclusões. Ou seja, enquanto houver respiração bucal, há um grande risco de as maloclusões reaparecerem, mesmo depois do uso de aparelho ortodôntico para alinhamento dos dentes.
Mas não se preocupe, pois já existe uma solução para esse problema! O Sistema Myobrace®, baseado na Odontologia Miofuncional, acaba com os maus hábitos miofuncionais e promove resultados eficazes e definitivos para seus pacientes.
Quer descobrir como o Sistema Myobrace® age na respiração bucal? Siga lendo este artigo até o final e confira todas as informações que trouxemos para você!
Causas da respiração bucal
Os pacientes com respiração bucal muitas vezes podem ser reconhecidos assim que entram no consultório. Isso porque é muito comum terem a face bastante alongada e estreita, olhos caídos, olheiras profundas e cabeça e ombro projetados para a frente.
Além disso, o respirador bucal pode apresentar boca seca, gengivite, mau hálito, manchas brancas nos dentes, maloclusões, falta de ar, dores de cabeça, entre outros.
Mas por que a respiração bucal acontece? As causas da respiração bucal são muitas e, por isso, devem ser investigadas junto ao paciente com cuidado.
Às vezes, o paciente é respirador bucal apenas porque não consegue respirar pelo nariz. Quando há infecções respiratórias, como rinite e sinusite, o fluxo de ar pelo nariz é dificultado e a solução é respirar pela boca.
Também é comum que os bebês nascidos de cesariana desenvolvam a respiração bucal. Nesse tipo de parto, são usados instrumentos para retirar o líquido dos pulmões e das vias aéreas.
Eles são inseridos pelo nariz e podem acabar criando pequenas lesões, que tornam a respiração dolorida. Assim, o bebê irá optar pela respiração bucal e adotar essa prática que pode se estender por toda a vida.
Em todo caso, a respiração bucal se torna realmente um hábito, a ponto de o paciente não perceber que ela é a origem de muitos dos seus problemas. Porém, você pode ajudá-lo a notar esse problema e resolvê-lo de forma definitiva, garantindo muitos benefícios à saúde.
Respiração bucal: como tratar efetivamente?
Tratar respiração bucal faz parte da solução para diversos problemas, como as maloclusões. Se você quer descobrir como alinhar os dentes, também precisa saber como tratar esse mau hábito miofuncional, para que os resultados sejam definitivos.
Muitas vezes o paciente faz uso do aparelho ortodôntico para alinhamento dos dentes por anos, até atingir o resultado esperado. Porém, depois de algum tempo, precisa voltar ao consultório, porque as maloclusões reapareceram.
Essa situação é muito comum em pacientes com respiração bucal, já que esse mau hábito interfere no bom desenvolvimento do complexo crânio-cérvico-mandibular.
Ao respirar pela boca, a língua fica posicionada na parte inferior, exercendo pressão sobre os dentes nessa área. Além disso, a boca fica quase o tempo todo aberta, interferindo no crescimento da mandíbula. Em conjunto, esses fatores causam as maloclusões e apinhamentos.
Assim, para promover uma solução completa, é preciso acabar definitivamente com o mau hábito miofuncional da respiração bucal. Dessa forma, evita-se recidivas e outros problemas futuros e garante-se mais qualidade de vida para o paciente.
Como tratar pacientes com respiração bucal usando Myobrace®
Já falamos sobre os vários malefícios desse mau hábito e você deve estar se perguntando como tratar respiração bucal levando conforto, segurança e eficácia para os pacientes.
Temos a resposta: usando o Sistema Myobrace®!
O Sistema Myobrace® é baseado na Odontologia Miofuncional, que tem como foco os maus hábitos miofuncionais que interferem no desenvolvimento saudável da musculatura orofacial.
Um dos grandes objetivos desse Sistema é justamente tratar a respiração bucal, por compreender todos os malefícios que ela traz à saúde de milhares de pacientes em todo o mundo.
A grande eficácia do Sistema Myobrace® se dá justamente por ser um sistema que não se baseia apenas no uso de aparelhos intraorais. O paciente também é estimulado a repetir alguns exercícios miofuncionais, que ajudam a eliminar os maus hábitos e estimulam boas práticas.
Criado na Austrália, o Sistema Myobrace® está presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Sua linha contém os aparelhos mais usados na área da Odontologia Miofuncional, apresentando resultados incríveis em milhares de pacientes de todo o mundo.
Embora sejam pré-fabricados, podem se moldar perfeitamente em qualquer paciente, possuindo linhas específicas para dentição decídua, mista e permanente. Seu material confortável garante uma adesão bastante alta, mesmo entre as crianças.
Quanto antes a respiração bucal for eliminada, melhor será o desenvolvimento do complexo crânio-cérvico-mandibular, podendo evitar uma série de problemas. É por isso que o Sistema Myobrace®, ao contrário de outros tratamentos, também é indicado e utilizado nas crianças.
Entre os grandes diferenciais desses aparelhos intraorais, está a frequência de uso. Não são aparelhos fixos e devem ser usados em média uma hora durante o dia. Assim, o paciente pode escolher o melhor momento da rotina para usá-lo — no trânsito, no trabalho, enquanto lê ou assiste TV, por exemplo.
Também é preciso usar durante toda a noite, para acabar com os maus hábitos que acontecem involuntariamente ao dormir. O uso, no entanto, é confortável, e os pacientes relatam um grande conforto.
Os exercícios são bastante simples, ensinados pelo Cirurgião Dentista e repetidos pelo paciente todos os dias. Com o tempo, tornam-se parte da rotina e substituem os maus hábitos miofuncionais.
Com o uso desse Sistema, incluindo aparelho intraoral e exercícios, é possível atingir resultados definitivos. Afinal, você terá eliminado a origem dos principais problemas dos pacientes, diminuindo consideravelmente a chance de recidivas.
Se a respiração bucal está causando maloclusões, faz sentido apenas alinhar os dentes e não incentivar a respiração nasal? Essa é a grande vantagem do Sistema Myobrace®: realmente corrigir o problema, não apenas trabalhar em alguma das suas consequências.
Os resultados são o fim da respiração bucal, o posicionamento adequado da língua na boca e o bom desenvolvimento dos músculos intraorais. Assim, é possível aliviar uma infinidade de problemas, como maloclusões, apinhamento, apneia do sono, bruxismo, problemas na ATM, entre outros.
Caso o paciente já utilize um aparelho ortodôntico convencional, ainda assim é possível usar o Sistema Myobrace®. Há uma versão com estrutura adaptada para acomodar os bráquetes e demais partes do aparelho. Assim, cria-se um tratamento conjunto, que não só alinha os dentes, mas também acaba com a respiração bucal.
A Odontologia Miofuncional pode revolucionar a sua prática clínica e trazer resultados incríveis para os seus pacientes, acabando de vez com a respiração bucal e suas consequências.
Deseja saber mais sobre o Sistema Myobrace® e aplicar essa tecnologia inovadora em seu consultório? Torne-se um especialista agora mesmo!