As maloclusões são o conjunto de falhas nos dentes e no desenvolvimento orofacial. Essas falhas são alguns dos principais motivos que levam diversos pacientes aos consultórios todos os anos.
Quando o paciente vai ao ortodontista procurando uma solução para sua maloclusão, é comum que o profissional trate somente o sintoma, aumentando as chances de recidiva.
É claro que o objetivo desse profissional não é que o paciente retorne com o mesmo problema no futuro. O ortodontista aplica todo seu conhecimento, aliviando dores e desconfortos, mas nem sempre trata o problema que realmente causou essas falhas — isso porque ele talvez não tenha conhecido o tratamento adequado.
Neste artigo, vamos explicar quais são os tipos de maloclusões, como identificá-las e tratá-las de maneira total, solucionando o problema diretamente em sua origem. Boa leitura!
O que é maloclusão?
Estudos paleontológicos notaram que a partir do século XVII, com o início da Revolução Agrícola, surgiram as primeiras evidências em larga escala de esqueletos humanos com maloclusões, assumindo números ainda mais alarmantes a partir da Revolução Industrial.
É possível, portanto, estabelecer relação entre as mudanças nos hábitos alimentares, as comportamentais e as ambientais, que começaram a afetar como a face humana cresce e se desenvolve.
As maloclusões são falhas na forma como os dentes encaixam uns nos outros na posição de oclusão, que é quando cerramos os dentes, ou na mordida.
Aponta-se também que cerca de 75% das crianças apresentam algum tipo de maloclusão, notadas em torno dos 5 anos de idade, geralmente causadas pela disfunção dos tecidos moles da cavidade oral, gerada pelos maus hábitos miofuncionais.
Quais são os tipos de maloclusões e como elas acontecem
Existem 4 tipos principais de maloclusões, sendo elas: mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida e apinhamento. Entenda melhor sobre cada uma delas abaixo.
O que é mordida aberta?
É uma categoria de maloclusão caracterizada pela falta de contato entre alguns dentes quando o paciente morde ou sorri, dando a ilusão de que “a boca está torta”, ou que “não fecha bem”.
O que é mordida cruzada?
Essa maloclusão dentária acontece quando há o desencontro dos dentes da arcada superior com a inferior, que geralmente se deve aos hábitos de sucção não-nutritiva. Pode gerar maxila atrésica, ou seja, uma discrepância da maxila em relação à mandíbula, e palato estreito, podendo prejudicar o paciente em diversos aspectos, inclusive na sua respiração.
O que é sobremordida?
A sobremordida exagerada também é chamada de mordida profunda ou sobremordida profunda e, nessa maloclusão, os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores, quase que cobrindo-os por completo.
O que é apinhamento?
É a alteração no posicionamento dos dentes, muito comum, principalmente nos dentes ântero inferiores.
O que são os maus hábitos miofuncionais e como eles causam as maloclusões
Os maus hábitos miofuncionais são ações envolvendo a utilização incorreta dos músculos, especialmente da musculatura orofacial. Existem diversos maus hábitos e listamos abaixo alguns deles:
- Sucção não-nutritiva: seja chupar o dedo ou chupeta, a sucção não-nutritiva está intimamente relacionada ao mau desenvolvimento da musculatura orofacial e dos ossos da face, além de maloclusões, como a mordida aberta;
- Interposição da língua: a interposição da língua faz com que o paciente exerça uma força incorreta e desnecessária contra os dentes, empurrando-os e fazendo com que haja a ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, mais conhecida como mordida aberta;
- Respiração bucal: um dos piores maus hábitos miofuncionais, a respiração bucal, além de ser a causa de diversas maloclusões, também pode ser responsável pelo ronco, apneia do sono, enurese noturna, bruxismo, entre outros problemas;
- Hiperatividade mentoniana: é a atividade em excesso ao engolir, ocasionando a limitação do crescimento natural da mandíbula, desenvolvimento incorreto dos arcos, apinhamento dos dentes incisivos inferiores e mordida profunda.
Como mencionamos acima, esses são apenas alguns dos maus hábitos miofuncionais que levam às maloclusões.
O objetivo de todo profissional dentista e ortodontista é tratar seu paciente da melhor forma possível, mas é muito comum que seus olhares sejam direcionados somente ao sintoma — no caso das maloclusões, dentes tortos e ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Quando apenas o sintoma é tratado, é muito comum que alguns anos após o fim do tratamento haja retorno ao consultório para tratar o mesmo problema, gerando frustração no paciente e no próprio profissional.
Por que as maloclusões voltam após o tratamento tradicional?
O tratamento tradicional mais comum para dentes tortos é a ortodontia, que utiliza de aparelhos fixos ou móveis, muitas vezes desconfortáveis, além de ser necessária uma contenção ao final dos anos de uso para manter os dentes no lugar.
A ortodontia, como já explicamos, trata somente o sintoma e não a causa real do problema. Em um paralelo muito simples, a pessoa que sofre de frequentes dores nas costas não se curou apenas por tomar um relaxante muscular e aliviar os sintomas momentaneamente. Foi preciso procurar um médico especialista e tratar o que realmente estava causando seu incômodo. O mesmo é o que acontece com as maloclusões.
A especialidade que analisa e trata a causa das maloclusões é a Odontologia Miofuncional, uma filosofia de tratamento que surgiu na Austrália e visa a reeducação da musculatura orofacial, ou seja, corrigir maus hábitos miofuncionais — a origem dos problemas ortodônticos — com a utilização de aparelhos intraorais, exercícios e técnicas específicas para cada caso.
Como tratar as maloclusões com Odontologia Miofuncional
Quando mencionamos aparelhos intraorais, é muito comum que a Odontologia Miofuncional seja associada à Ortodontia, mas são tratamentos diferentes, com objetivos diferentes. Eles podem, entretanto, se complementar, apresentando um melhor resultado para diversas maloclusões, como apinhamento antes e depois do aparelho.
A Myobrace® é o que há de mais tecnológico em Odontologia Miofuncional, sendo referência mundial nesse tipo de tratamento. Os aparelhos intraorais do Sistema Myobrace® são confeccionados em silicone médico macio e confortável que, quando aliados a exercícios específicos para cada caso, tornam possível corrigir, de maneira simples e eficaz, os maus hábitos miofuncionais, que são a verdadeira causa das maloclusões. Ao corrigir a origem do problema, as chances de recidivas são muito menores.
O Sistema Myobrace® pode ser usado por crianças em qualquer etapa da dentição — até por aquelas que ainda têm dentes de leite —, além de adolescentes e adultos. São diversos modelos de aparelhos para cada fase de dentição, utilizados somente por 1 hora ao dia e à noite enquanto o paciente dorme, corrigindo a mordida aberta, mordida cruzada, apinhamento ou sobremordida vertical de maneira mais natural e menos invasiva.
Leve para o seu consultório e para seus pacientes essa opção de tratamento para maloclusões com a alta tecnologia que está sendo utilizada há mais de 30 anos em mais de 100 países pelo mundo.



