Como os Dentes Apinhados Atrapalham a Saúde Bucal?

Como os Dentes Apinhados Atrapalham a Saúde Bucal?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Todo cirurgião-dentista ou ortodontista já recebeu em sua clínica um paciente em busca de um tratamento contra os dentes apinhados. Não é à toa: um estudo realizado com quase 7 mil crianças brasileiras mostrou a prevalência de pelo menos uma maloclusão em 63,2% delas.

Se não tratada na infância, a maloclusão eventualmente trará alguns problemas de saúde para o paciente, que procurará um especialista para tratar o problema na vida adulta.

No entanto, muitos pacientes buscam uma solução para o apinhamento dental apenas por motivos estéticos, ignorando os riscos à saúde que esse problema pode causar.

Siga a leitura para entender mais profundamente como os dentes apinhados atrapalham a saúde bucal dos seus pacientes!

Como os dentes apinhados atrapalham a saúde bucal diretamente?

O apinhamento dentário é ocasionado pelo desenvolvimento incompleto dos arcos dentários (tanto o superior, quanto o inferior), reduzindo o espaço disponível para os dentes se posicionarem adequadamente. O resultado é uma dentição apinhada, com um dente “por cima” do outro.

Agora que já tratamos do assunto, você já sabe o que é apinhamento dental. O que precisamos discutir é como essa maloclusão dentária causa danos à saúde bucal do seu paciente e o que você pode fazer para corrigir esse problema.

O principal risco de saúde bucal atrelado ao apinhamento dental é a dificuldade de realizar uma higienização correta ao escovar os dentes. Para muitos pacientes (especialmente crianças), é muito difícil conseguir higienizar corretamente os dentes apinhados.

Mesmo que usem uma escova com cerdas macias e maleáveis, que são capazes de alcançar partes de difícil acesso da dentição do paciente, a higienização ainda não fica completa. Isso significa que os dentes vão acumular bactérias e, em alguns casos, restos de comida. Esse é o cenário ideal para o surgimento de doenças como a halitose (conhecida popularmente como “mau hálito”), gengivite e periodontite, além, claro, da mais famosa de todas, a cárie dentária

Se não tratadas, essas doenças podem corroer o esmalte do dente, aumentando a sua sensibilidade à dor e temperaturas extremas (tanto comida muito fria, quanto muito quente), além de atacar a raiz dos dentes, a gengiva e causar muitos danos.

Quais os danos indiretos à saúde ligados ao apinhamento dentário?

Se as consequências diretas de ter os dentes apinhados já são graves, os outros problemas de saúde ligados indiretamente a esse problema são motivos de maior preocupação.

A maloclusão dentária tem, claro, uma origem. Quando analisamos a história da Odontologia e seus registros, fica claro que a origem desses problemas está nas mudanças dos hábitos alimentares com as revoluções industriais (deixamos de comer alimentos duros e passamos a comer comida mais macia, o que reduziu o tônus muscular que atua no desenvolvimento dos arcos) e nossos maus hábitos miofuncionais, ainda que haja alguma influência genética no desenvolvimento das maloclusões.

Por exemplo, você sabia que o ser humano é o único dentre as mais de 5.000 espécies de mamíferos com taxa de maloclusões acima de 5%? Não só estamos acima da taxa de 5%, como estamos muito longe dela: em alguns estudos, a taxa de prevalência de maloclusões pode chegar a 89%.

Um dos principais maus hábitos miofuncionais conectados com o apinhamento dental é respirar pela boca.

A Síndrome do Respirador Bucal traz uma série de alterações fisiológicas no corpo do paciente, tanto para acomodar o mau hábito, quanto por consequência das suas ações.

Um exemplo é a alteração na postura corporal para que o fluxo respiratório possa se encaminhar mais facilmente aos pulmões ao entrar pela via oral: a boca fica aberta, a língua vai para a posição errada, a cabeça é projetada para frente, a coluna se ajusta para suportar esse peso extra, a musculatura peitoral se curva para dar suporte a todas essas mudanças…

É um ciclo de causas e consequências, gerando alterações sensíveis no corpo do paciente para acomodar um mau hábito.

Além disso, quando respiramos pela boca, a musculatura orofacial é trabalhada de maneira inadequada. Alguns músculos ficam hipotônicos, enquanto outros ficam hipertônicos, causando um desenvolvimento facial não satisfatório.

Um exemplo clássico é a posição da língua no paciente com Síndrome do Respirador Bucal. Como ela fica fora da sua posição correta (encostada no palato), a língua não consegue fazer a força necessária para que o arco superior se desenvolva corretamente. Resultado: ele fica estreito e os dentes erupcionam apinhados.

Se o seu paciente tiver os dentes apinhados por causa da respiração bucal, é muito provável que ele acabe por desenvolver alguns dos problemas de saúde atrelados à Síndrome, como:

https://doutor.myobracebrasil.com.br/disturbios-respiratorios-do-sono/?utm_source=blog&utm_medium=banner-interno&utm_campaign=banner_interno_007
  • Distúrbios Respiratórios do Sono (Bruxismo, Apneia, Ronco);
  • Alterações fenotípicas (face alongada, falta de tônus muscular, selamento labial insatisfatório, lábios hipotônicos; assimetria facial);
  • Menor imunidade (o ar não é filtrado nas vias nasais, trazendo mais doenças);
  • Deficiência de óxido nítrico (60% dele é produzido nos seios paranasais durante a respiração);
  • Entre outros.

Como ajudar seu paciente a superar maus hábitos miofuncionais?

É importante ter em mente que não é porque o paciente tem um apinhamento dentário que, obrigatoriamente, ele desenvolverá as consequências à saúde que mencionamos acima. É possível que isso aconteça caso a sua maloclusão dentária seja causada pela Respiração Bucal.

Se for o caso do seu paciente (aprenda a identificar os efeitos da respiração bucal em nosso artigo especial!), a sua melhor opção de tratamento é a Odontologia Miofuncional.

Essa nova filosofia de tratamento foca na reeducação de maus hábitos miofuncionais, como a respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua, para garantir mais saúde, qualidade de vida e um correto desenvolvimento da estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular.

A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento usada há mais de 30 anos em muitos países no mundo, inclusive no Brasil. Criada na Austrália, a técnica ajuda pacientes a adotarem melhores hábitos, o que resulta em tratamentos de maloclusões mais duradouros e em uma melhor qualidade de vida.

O Sistema Myobrace® é o principal expoente da Odontologia Miofuncional no Brasil e no mundo, usando a combinação de exercícios miofuncionais e aparelhos para o tratamento do apinhamento, outras maloclusões e, principalmente, para a reeducação dos maus hábitos do paciente.

Como convencer o seu paciente sobre a importância da correção de hábitos?

Se você precisa tratar um paciente com, digamos, os dentes inferiores apinhados, precisa entender que, apesar de a maior preocupação dele ser com a estética, é vital que o foco seja na obtenção de maior saúde.

A melhor estratégia é se capacitar para conseguir explicar ao seu paciente que, sem o trabalho miofuncional para a reeducação de hábitos, o tratamento do apinhamento dental com aparelho tradicional ou alinhador não será duradouro. Por exemplo, mencione que 90% dos tratamentos feitos com aparelhos fixos contam com recidivas em diferentes níveis, caso não seja usada uma contenção.

Portanto, explique que sim, você pode alcançar o alinhamento dentário que ele deseja, mas que sem uma fundação sólida e sem o tratamento dos maus hábitos miofuncionais, o paciente pode notar recidiva no futuro. Mais importante, ele continuará vulnerável aos danos à saúde causados pela respiração bucal e, no futuro, pelo retorno do apinhamento dentário.

Se você gostou de aprender como ajudar o seu paciente a entender os danos à saúde bucal causados pelos dentes apinhados, é hora de dar o próximo passo e entender mais sobre a Odontologia Miofuncional.

Para isso, inscreva-se agora mesmo em nosso curso de Odontologia Miofuncional. O material é 100% gratuito e introdutório, focado em dar a base para você entender mais como essa filosofia de tratamento funciona!

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente